ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS

O canteiro é uma área de trabalho temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução da obra. Sua construção deve ser feita de acordo com a norma regulamentadora da construção – NR 18.

Durante a fase de planejamento do projeto, é necessário estudar as características da obra, fazendo os levantamento topográficos, a avaliação da localização do padrão de energia, do hidrômetro, da rede de esgoto, e estabelecer o plano de ataque dos trabalhos. Com todas as informações em mãos, é possível definir a logística do canteiro e criar um layout funcional, que melhor atenda às necessidades da obra.

Também na fase de planejamento é importante prever possíveis mudanças do canteiro, de acordo com as necessidades das diversas etapas da obra. Deve ser sempre levado em consideração, para o planejamento do canteiro e sua localização, os serviços, equipamentos, logística de material e movimentação dos funcionários envolvidos em cada fase da construção.

Uma vez implantado, é importante manter a sua organização, visto que um canteiro organizado propicia:

· -Redução das distâncias entre a estocagem e o emprego do material;
· -Redução do tempo gasto com deslocamento na obra;
· -Aumento da segurança dos funcionários;
· -Redução dos custos/desperdício;
· -Redução dos descartes/impacto ambiental;

Todos estes fatores implicam em um aumento da produtividade. Pessoas que trabalham em um ambiente limpo e organizado, trabalham mais seguras e motivadas Ou seja, um canteiro bem planejado e implantado é fundamental para o sucesso de uma obra.