Collem realiza pavimentação de 3 Km da via de acesso à nova fábrica da Fassa Bortolo.

Collem Construtora está pavimentando os 3 Km da via de acesso que liga a região urbana da cidade de Matozinhos à nova fábrica da Fassa Bortolo.
A pavimentação reduz a emissão de particulados (poeira), minimiza a erosão da via e consequente assoreamento de cursos d’água em seu entorno. Além disso, promove mais segurança e conforto aos usuários da via, reduzindo consideravelmente os custos com escoamento da produção e otimizando o transporte dos insumos.
Os pavimentos asfálticos são formados por 4 camadas constituídas de diferentes espessuras e materiais, sendo basicamente agregados (pedra britada) e ligantes asfálticos.

A camada superior é destinada a resistir diretamente às ações do tráfego, transmitir a carga às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento e melhorar as condições de rolamento.

A mistura dos agregados com o ligante é realizada em usina de asfalto e transportada até o local de sua aplicação por caminhões específicos para este fim. Chegando à via, o material é lançado pela vibroacabadora.

A mistura asfáltica deve ser lançada em camada uniforme de espessura definida, pronta para compactação, de acordo com as especificações de geometria. As espessuras das camadas constituintes dependem de características como: tipo do terreno, intensidade do tráfego e qualidade dos materiais utilizados.
Após ser lançada, é feita a compactação da camada de revestimento asfáltico por rolos compactadores até atingir a densidade especificada no projeto. Esta fase aumenta a estabilidade do pavimento, suavizando a superfície, desempenando e aumentando sua vida útil. Para que a compactação seja executada de maneira eficiente, é fundamental que a temperatura da mistura esteja adequada.

A compressão deve ser iniciada pelos bordos longitudinalmente, continuando em direção ao eixo da pista. Nas curvas, de acordo com a superelevação, a compressão deverá começar sempre do ponto mais alto para o ponto mais baixo. Cada passada de rolo deve ser coberta pela seguinte por, pelo menos, metade da largura rolada. Os revestimentos concluídos deverão ser mantidos sem transito até seu completo resfriamento.

Durante todo o processo é necessário seguir os critérios de controle de qualidade, como, por exemplo, medir a densidade dos corpos de prova extraídos da mistura espalhada e comprimida na pista para verificar o grau de compressão da mistura betuminosa.

A Collem está atenta a todas as fases do processo para melhor qualidade do produto final.